O programa Educando e Valorizando a Vida da Universidade Estadual de Goiás (EVV|UEG) e o Observatório de Mobilidade e Saúde Humana do Estado de Goiás (OMSH) realizaram, nos dias 12 e 13 de setembro, o 5º Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito e o 5º Seminário de Saúde Pública e Trânsito.
O Fórum teve como objetivo levantar alguns posicionamentos sobre a mobilidade urbana, como a motivação para utilização de modos ativos de transporte, por exemplo a bicicleta, e o planejamento urbano. Sobretudo, o foco do evento foi pensar a mobilidade urbana tendo como pano de fundo o direito à cidade, o direito de se deslocar por ela e acessar os diversos serviços e os locais que ela oferece.
O professor da UEG Campos Belos Fábio de Melo Bandeira e as alunas Samantha Jesus dos Santos e Verônica França do Curso de Pedagogia da UEG Campos Belos escreveram e apresentaram um artigo científico sobre o Projeto Formar para Educar no Trânsito que “objetiva conscientizar os educandos, enquanto agente multiplicadores de atitudes positivas para um trânsito seguro. As ações são desenvolvidas na cidade de Campos Belos (GO), na Escola Municipal Dom Alano e no Centro de Ensino em Período Integral Polivalente Professora Antusa, mediante pesquisas de dados junto à Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, CIRETRAN e Polícia Militar. [...] Acredita-se que trabalhar esse tema transversal na Escola e comunidade, significa incentivar e desenvolver atitudes e valores éticos de cidadania, o que interfere diretamente na melhoria da mobilidade urbana, transformação dos conceitos, atitudes e comportamentos dos cidadãos em relação a sua postura no trânsito.” (Parte do Resumo do Artigo).
Outro artigo apresentado pelo professor Fábio Bandeira, intitulado Educação para o trânsito: uma questão de cidadania, mostra uma reflexão sobre educação para o trânsito “que permite que os alunos desenvolvam hábitos e construam valores significativos, para a qualidade de vida na sociedade.” (Parte do Resumo do Artigo).
Já as alunas Beatriz Batista Ribeiro, Danielle Grejanin dos Reis Alves Pereira e Débora Fernanda, também do Curso de Pedagogia, escreveram o artigo Cidadão consciente no trânsito, evita acidente, que expõe que “trabalhar com ações educativas em uma perspectiva dialógica e reflexiva, favorecerá a consciência de cada cidadão sobre seu papel no trânsito, tornando-se assim um agente multiplicador de um trânsito seguro, solidário, humano e menos violento.” (Parte do Resumo do Artigo).
Parabéns ao professor e às alunas por contribuirem com conteúdo científico de qualidade para melhorar o trânsito das nossas cidades.